Dyca da Dyva: 7 documentários para assistir na Netflix

Hello closeyros, tudo bem?

Apesar de viver no corre e dando lacry por aí (kkk), sempre que eu tenho um tempinho escolho me dedicar a assistir e ler coisas bacanas que enriqueçam meu repertório. Ando numa fase super do clôsy documental, amando ver séries e filmes que tragam histórias reais gosto muity dessa abordagem. Pensando nisso, resolvi vir aqui indicar para vocês 7 documentários incríveis que assisti e estão disponíveis na Netflix (#mepatrocinaNetflix kkkk): tem hip-hop, cultura negra, design, moda… Se joguem no sofá com um balde de pipoca e mergulhem nesses universos comigo, lyndos!

WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

Esse doc nos conta a história da poderosa e lacradyva Nina Simone, cantora, pianista e ativista de personalidady forte e brilhante em tudo o que fazia, que via, no seu papel de artista, a missão de refletir e criticar os tempos. O filme traz gravações inéditas, imagens de arquivo e entrevistas com pessoas próximas da cantora e tenta desvendar de que maneira sua entrega, intensidade e suas batalhas alimentaram também seus demônios internos.

ABSTRACT: THE ART OF DESIGN

Clôs, essa série documental da Netflix é maravilhosa! Em cada episódio ela nos apresenta um designer muito talentoso, inovador e quebrador de paradigmas. São apresentadas diferentes áreas de atuação; rola fotografia, automóveis, arquitetura, ilustração… Inclusive o Tinker Hatfield, designer bafônyco e renomado dos tênis da fyrma Nike, também aparece, e claro que eu amo particularmentxy esse episódio kkk #alokadosneaker. A Abstract é um poço de inspiração e referências, tanto para quem trabalha com design quanto para quem aprecia o tema.

A 13ª EMENDA

Um dos documentários mais foda que eu já vi na vida, o filme é dirigido pela Ava DuVernay (de “Selma”) e traz uma análise profunda das relações entre racismo, resquícios da escravidão, a criminalização da população negra e o boom do sistema prisional nos Estados Unidos. Acho que absolutamente todo mundy deveria ver esse doc: não é fácil (e nem é pra ser), mas é de uma verdade dolorosa que a gente tem que enfrentar como sociedade. O título do filme é uma referência à 13ª emenda da constituição dos EUA, que aboliu a escravidão, mas traz uma cláusula que define “exceto como castigo por um crime”. O camburão é a nova senzala?

HIP-HOP-EVOLUTION

Corre já pra Netflix pra entender a evolução da cultura hip-hop nessa série documental que tem 4 episódios em sua primeira temporada. São várias entrevistas com produtores, MCs e DJs que forjaram a cena, viajando dos anos 70 aos 90 e nos mostrando como foram se construindo as relações, como foi se desenvolvendo o som e suas implicações políticas, sociais, seu vínculo profundo com questões raciais, tudo desde os primórdios em Nova York. Essa eu indico para amantes e não amantes de hip-hop, hein mygles!

FRESH DRESSED

Wygles, eu acho esse documentário obrigatório pra quem quer entender de que forma a cena do rap e hip-hop e a cultura negra se relacionam com a moda, como essa estética foi evoluindo na moda de rua, as referências, os símbolos, os códigos do asfalto, e de que forma isso foi capturado por uma indústria milionária das grandes marcas, num movimento tanto de mercantilização quanto de apropriação cultural que a gente bem conhece. O doc é a estreia do diretor Sacha Jerkins e viaja pelos anos 70, 80 e 90, nos conta de marcas administradas por negros, tem muitas entrevistas e imagens de arquivo.

IRIS

Um documentário biográfico sobre um dos maiores ícones da moda mundial: Iris Apfel. Hoje aos 95 anos, Iris segue subvertendo as regras da moda e investindo pesado num estilo extremamente pessoal, apoteótico e único, batendo de frente com o ageísmo e nos mostrando o que é envelhecer bem e com liberdade. Iris é decoradora, mas tomou a moda de assalto com sua atitude. Ela solta as melhores frases no doc, uma mistura fina de ironia e bom humor, deixa claro que não segue regras, mostra sua coleção absurda de acessórios que ela ama misturar, é super garimpeira , ela sim, uma verdadeira influenciadora com personalidade pra dar e vender. Impossível não terminar esse doc inspirada, eu acho essa mulher um bapho!

SNEAKERHEADZ

Clôs, meu fascínio por tênis não é segredo nenhum. Se você também é um sneakerhead, provavelmente já assistiu a esse doc, mas se esse universo é relativamente novo ou distante pra você, fica aí uma bela dica para entender mais do lacry que envolve essa cultura! De pessoas que madrugam na porta das lojas para garantir seu par à obsessão em suas variadas formas por todo o mundy, de atletas e rappers que se tornaram verdadeiros representantes de certas marcas e modelos de sneakers até gente comum que gasta seu ryco dinheirinho no par dos sonhos, tá tudo aqui nesse filmynho pra vocês, inclusyve os loko que já têm tantos pares que chegam no limite da doença e precisam de catálogos pra achar os tênis e cofre pra guardar tudy kkk.

:)))

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *