Representatividade negra em ilustrações: conheça a tag #7diascolorafro

Iaiii myglessss!!! 

Espero que vocês estejam bem aí no Brasil #ForaTemer. Euzy estou aqui na Califórnia dando uns baphy e devo dizer que estou apaixonady por esse lugar!

Mas então, nessa semana, enquanto eu passeava pelo feed e pelas marcações do Insta, um projeto em especial chamou muito a minha atenção. É o #7diascolorafro, criado pelo conterrâneo, ilustrador e designer João Gabriel e abraçado por vários outros ilustradorys da rede social. A ideia é que cada ilustrador que adotar o projeto poste, durante 7 dias, desenhos dedicados à cultura negra, como uma forma de trazer representatividade também ao universo dos desenhos e das criações desses profissionais. Super BAFRO!

As ilustras do João já são um lacry de lyndas, e a primeira postagem dele do projeto foi inspirada na maravilhosa atriz Lupita Nyong’o. O joão teve a ideia dessa iniciativa quando alguém foi perguntá-lo sobre o porque de, de uns tempos pra cá, os traços de seus desenhos terem ficado mais “afro”, no que ele respondeu que havia sentido falta de ver pessoas negras sendo representadas por ilustradores e se tornou um objetivo poder trazer essa representatividade pra o campo da ilustração também!”. Vai ter empoderamento sym, e em todas as áreas possíveis e imagináveis! Arrasou, myglo!

1/7 #7diascolorafro Hoje começou o meu projeto que tem como objetivo trazer uma representatividade negra para o campo dos ilustradores. São 7 dias de desenho dedicado a cultura negra. Muito obrigado aos que estão envolvidos, e pra começar eu não poderia escolher diferente. Ela que foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar e que agora foi eleita a mulher mais bonita do mundo segundo a revista "People" e mesmo em meio a tantos xingamentos e racismo ela continua lá com seu queixo erguido sendo uma verdadeira inspiração pra muitos (as): Lupita Nyong'o SOBRE O PROJETO: Esses dias uma pessoa me perguntou o porque de eu está desenhando mais pessoas negras, já que ela havia notado que de um tempo pra cá os traços de meus desenhos ficaram mais "afros"… Respondi que eu havia sentido falta de ver pessoas negras sendo representadas por ilustradores e que se tornou um objetivo poder trazer essa representatividade pra o campo da ilustração também! Então convidei alguns outros ilustradores que vão me apoiar nessa tag que se resume em fazer desenhos de pessoas negras a partir do dia 1 DE SETEMBRO e durante uma semana os postar em suas redes com a tag #7diascolorafro . A ideia é justamente mostrar que traços negros podem sim ser representados! REPRESENTATIVIDADE: palavra bonita e com um significado ainda maior! 💜 PS:. Participem e ajudem a espalhar essa ideia! E obrigado aos que me apoiaram. • • • • #illustration #pretxsdapreta #negra #actress #black #afro #representatividade #empoderamento #crespa #brasil #art #watercollor #white #feed #vsco #picture #picoftheday #photographe #photooftheday #instaafro #color #water #aquarela #artist #draw #instadraw #desenhando #miolitocadernos #escrevasuahistoria

A photo posted by João Gabriel (@eujgabriel) on

Vale super a pena passear pela tag lá no Instagram e explorar os desenhos de outros ilustradores talentosos. São artes encantadoras que, acima de tudo, simbolizam nosso empoderamento, nossa representatividade e nossa beleza. Euzynha também ganhei uma arte lynda inspirada em mim, feita pela Fernanda Fernandez, que é estudanty de arquitetura e ilustradora. Vejam só que coisa mais amor!

Mais um incrível da Fer..

O projeto começou no dia 1 de setembro, então corram pra acompanhar já e, se você também é ilustrador, adote e compartilhe essa ideia tão genuína, não vamys deixar um movimento tão poético e ao mesmo tempo de luta se acabar! Quero ver cada vez mais orgulho negro passando na nossa timeline. <3

Ariel 🔸31/100 #100diasilustrados #7diascolorafro . . Inspirado nas fotos do @projetoidentidadeoficial

A photo posted by Grazi Andrade (@grazielandrade) on

#7diascolorafro n.02

A photo posted by Jefferson Batista (@jeffersonbatista_art) on

Não são lyndas as artes tudy? Vocês gostaram? Contem pra mim nos comentários!

Aproveitem e cliquem nos IG’s de cada desenho para conhecer mais dos artistas que aparecem aqui.

:)))

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *